Posto do Poupatempo é inaugurado em Araçariguama
A cidade de Araçariguama, na região de Sorocaba, inaugurou na semana passada o primeiro posto local Poupatempo, programa do Governo de SP que é referência em uma série de serviços ao cidadão, como emissão de segunda via de documentos.
O prefeito Rodrigo Andrade conta que a medida ocorreu após o contato que teve com a Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – no Congresso Estadual de Municípios do ano passado. Na atual edição, em Ribeirão Preto, ele passou novamente pelo espaço para levar a experiência a outros gestores locais.
“Nós participamos do congresso no ano passado, em Campos do Jordão. Lá, iniciamos as tratativas junto ao Poupatempo e estamos comemorando, desde a semana passada, a inauguração daquela estrutura maravilhosa no nosso município”, afirma o prefeito. Andrade também destaca a possibilidade de conhecer outros programas que o governo paulista oferece aos municípios. “É daqui que você traz ideias e planta as sementes para que as coisas aconteçam nos nossos municípios”, diz.
A Prodesp é um dos órgãos da gestão estadual presentes no evento, que acontece até quinta-feira (11). A empresa pública marca presença no congresso de gestores, assim como outros órgãos e secretarias do governo paulista.
“Nosso objetivo aqui é trazer aos municípios paulistas todo o nosso portfólio. Isso é importante para cumprir a missão que nos foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas, que é fazer a transformação digital do Estado de SP”, afirma o diretor-presidente da Prodesp, Gileno Gurjão Barreto.
Ele explica que, a partir desse contato, os prefeitos podem expor suas principais demandas para que os agentes técnicos possam oferecer as soluções de serviços digitais oferecidos pela Prodesp.
“Nós precisamos entender primeiro o que ‘aperta o calo’ do prefeito. Ele pode dizer, por exemplo, que precisa de um sistema de folha de pagamento, então a gente tenta buscar dentro do nosso portfólio algo para disponibilizar ao prefeito”, afirma.
O prefeito de Tabatinga, Eduardo Martinez, foi até o espaço justamente para tratar sobre a chegada de um posto do Poupatempo na sua cidade.
“É importante usar toda essa parte digital, sabemos que o Poupatempo é uma ferramenta de excelência. Para retirar o RG, por exemplo, nossa população tem que se dirigir até Araraquara, que fica a 65 km, muitos não têm condição. Então a facilidade que vai gerar é fantástico”, diz Martinez.
O Congresso
A 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios reúne cerca de 4 mil gestores públicos paulistas e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir novas políticas públicas de desenvolvimento social e econômico nas cidades e apoio ao empreendedorismo regional.
Também estão presentes nos estandes do evento órgãos como Sabesp, Arsesp e Fundação para o Desenvolvimento da Educação, além das secretarias estaduais de Turismo, Administração Penitenciária e Governo e Relações Institucionais.
Além dos estandes e da presença do governador Tarcísio de Freitas na cerimônia de abertura, a administração estadual participa ativamente do evento em painéis, discussões e outras atividades no evento promovido pela Associação Paulista de Municípios.